Sessão Aberta

Filipa Vala (Moderadora). Comunicadora de ciência. Doutorada em Evolução e Ecologia (University of Amsterdam, 2001) é membro externo do Centro de Pesquisa para Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais (cE3c). Em 2006  fez uma mudança de carreira para a comunicação científica, motivada por um estágio de 3 meses no jornal diário nacional Público. Desde aí, escreveu para exposições de ficção científica, incluindo The Evolution of Darwin and Brain - Wider than the sky (produzida pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2009 e 2019), e Variações Naturais (produzida pela Câmara Municipal de Lisboa, ICNF e Universidade de Lisboa). Desde dezembro de 2021, trabalha como mediadora de conhecimento no PlanAPP (Centro de Competências da Administração Pública para o Planeamento, Política e Prospectiva) como líder da equipa dedicada a encontrar e conectar parceiros relevantes na academia para planejamento específico e projetos prospectivos (o Planejamento, Prospectiva e equipe da Rede de Parceiros).

Isabel Gordo. Bióloga evolutiva. Lidera o grupo de biologia evolutiva no Instituto Gulbenkian de Ciência, sendo uma referência na área em Portugal. Combina trabalho teórico e experimental para compreender as principais forças evolutivas por detrás da variação genética em bactérias e no microbioma. Publicou diversos trabalhos científicos, nomeadamente na resistência a antibióticos e na diversidade genética do SARS-CoV-2 que causa a covid-19.

Manuel Carmo Gomes. Professor, investigador e epidemiologista de doenças transmissíveis na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aplica técnicas de matemática aplicada para estudar a dinâmica de doenças infecciosas em humanos com o objectivo de informar as decisões de saúde pública. Faz parte da comissão técnica de vacinação portuguesa e esteve envolvido na equipa de aconselhamento para as medidas de combate à Covid19. Ao longo do último ano escreveu diversos artigos e relatórios sobre a pandemia.

Thiago Carvalho. ‘Senior writer’ para a educação e comunicação da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) tendo larga experiência na comunicação de ciência para a cidadania. Foi curador assistente para a exposição "A Evolução de Darwin", na Fundação Calouste Gulbenkian em 2009. Tem um doutoramento em Imunologia e foi investigador pós-doutorado no Departamento de Microbiologia da Universidade do Alabama (USA) e no grupo de Fisiologia dos Linfócitos no Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo publicado diversos trabalhos sobre o sistema imunitário. Foi diretor do programa de doutoramento do IGC, coordenador da pós-graduação na Fundação Champalimaud, e editor científico da revista Journal of Experimental Medicine.

Margarida Duarte. Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Veterinária (INIAV) desde Janeiro de 1990. Licenciou-se em Medicina Veterinária em 1986 em Lisboa, obteve o grau de  Mestre em Biotecnologia/Biologia Molecular em 1991 e o  Doutoramento em Biologia em 2000.  Os seus interesses científicos têm-se centrado nas doenças infecciosas virais dos animais, nomeadamente na patogénese, epidemiologia, filogenética, evolução e desenvolvimento de vacinas. Possui vasta experiência em diagnóstico clássico e molecular, tendo desenvolvido e validado diversos métodos de diagnóstico, alguns recomendados pelos manuais da OIE (World organisation for animal health). Atualmente é Chefe do Laboratório de Virologia da Unidade de Saúde Animal do INIAV. Desde o surgimento do SARS-CoV-2, o Laboratório de Virologia do INIAV tem apoiado o Sistema Nacional de Saúde Português no diagnóstico do COVID-19.

Page designed by Inês Fragata and Vitor Sousa. The XVII ENBE website is hosted at Ciências, University of Lisbon https://ciencias.ulisboa.pt/en